IDENTIDADE CANÔNICA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA AMERICANA
O ideário Ministerial da Igreja Católica Apostólica Americana no mundo e para o mundo.
Nós, Católicos Americanos, compomos o aprisco do Grande Rebanho do Senhor nosso Deus.
Somos membros ativos da Igreja de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois, Ele nos convoca a segui-Lo pelo que somos e, uma vez que já nos conhece intimamente, não nos condiciona a vivermos separados dEle; somos todos, homens e mulheres, falíveis mas que buscamos a perfeição completa com nossas experiências abundantemente absorvidas de Seu Santo Evangelho.
A Igreja Católica Apostólica Americana, é parte histórica e continuante da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica do Senhor Jesus, que ao longo da história, participamos assiduamente da Única Comunidade Instituída por Ele (Mt 16,18) e formamos um só corpo (Rm 12,4-5) organizado, cuja Cabeça é o próprio Cristo; a Igreja é Santa porque é separada para Ele; é Católica, e este termo foi dado a Igreja de Cristo a partir do ano 156 d.C., significando que universalmente é de todos aqueles que professam a Fé Nele, Único Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6), que: por nós sofreu martírio e morte de cruz para remissão de nossos pecados e para nossa salvação; e, ressuscitou para provar sua Divina Filiação, e fortalecer nossa Fé (1Co 15,14) e nos aproximar do Pai Eterno; e Apostólica, porque Ele deixou Sua Missão aos Apóstolos e seus sucessores para continuarem, em todo o mundo, Seu Santo Ministério, mediante o Sacramento da Ordem, instituído pela Igreja.
Os clérigos e leigos da Igreja Católica Americana adoram a Deus na Beleza da Santidade. Proclamam o Santo Evangelho e Ensinam a Fé Cristã como professada pela Igreja Indivisa.
Nossos sacerdotes presidem os ofícios religiosos utilizando a língua vernácula; administram os Dois Sacramentos do Evangelho: Batismo e Eucaristia - como necessários à Salvação; bem como, os Cinco Sacramentos da Igreja: Confirmação, Matrimônio, Ordem, Penitência e Unção dos Enfermos.
Consideramos que todos os irmãos e irmãs são valiosos e, respeitosamente, têm o seu respectivo lugar na Comunidade Cristã, a Igreja. E, nesta persuasão, apresentamos as Boas Vindas a Você e seus Familiares que declaram a Fé em Cristo Ressurreto e que aceitam e atestam, como nós, as Sagradas Escrituras do Velho e Novo Testamento, como Inspiradas por Deus, nas Quais Contém Todas as Coisas Necessárias à Salvação, pois, piamente, baseamos nossa Doutrina, Cânon e Liturgia nas Sagradas Escrituras e nos ensinamentos dos antigos Pais da Igreja - como têm sido recebidos e acolhidos por todos - nos Decretos dos Primeiros Concílios da Igreja Indivisa e nos Credos Apostólico e Nicenoconstantinopolitano.
A administração pastoral, através dos epíscopos, mantém iniludivelmente inalteradas as Ordens Ministeriais, denominadas: Episcopado, Presbiterado e Diaconato, às quais, de acordo com as Sagradas Escrituras e a Tradição Histórica e Apostólica da Igreja, fazemos questão de enfatizar que são reservadas aos homens; e tão somente aos homens casados. Sim! Pois, para ser Ministro Ordenado em nossa Instituição Eclesiopastoral, os postulantes ao Sacerdócio deverão primeiro estar unido em Santo Laço Matrimonial (1Tm 3,5) para, então, caminhar na fileira do Santo Sacramento da Ordem Ministerial.
Destarte, é assim que vivemos nossa Missão no mundo e convidamos você e sua família a fazer parte desta realidade: Anunciar o Reino de Deus valorizando a primeira instituição que Ele mesmo abençoou desde o princípio – A FAMÍLIA (Gn 1,27-28)
DEUS SEJA CONTIGO E TE ABENÇOE.